Home > Gran Black ®: uma solução tecnológica sustentável para a agricultura

Blog

Gran Black ®: uma solução tecnológica sustentável para a agricultura

Gran Black

O Gran Black ® é composto por alta concentração de carbono orgânico, aminoácidos especiais e macronutrientes em proporções equilibradas. Além disso, possui a molécula N-acetilcisteína (NAC), um potente antioxidante e desagregador de calose nas plantas.

Quando associado ao ativo NAC, temos um composto orgânico de elevada concentração de carbono orgânico, que é quelatado com aminoácidos e formulado com macronutrientes em proporções balanceadas. Esse composto visa proporcionar uma nutrição adequada às plantas.

definição de caloses - texto Gran Black

Benefícios da aplicação do Gran Black ®

É muito importante as aplicações seguirem a recomendação, e serem feitas com os intervalos propostos. Isso porque o Gran Black ® é de ação contínua, que vai atuar na planta como um tratamento. O seu uso é uma ferramenta complementar no manejo do pomar. A aplicação do GranBlack oferece os seguintes benefícios para pomares agrícolas:

  • Melhoria da eficiência nutricional: O Gran Black ® melhora a eficiência nutricional das plantas, pois contém moléculas de baixo peso molecular, que são facilmente absorvidas pelas raízes. Isso ocorre porque o carbono orgânico presente no GranBlack ajuda a formar complexos com os nutrientes, tornando-os mais solúveis e disponíveis para as plantas.
  • Nutrição equilibrada: O Gran Black ® fornece uma nutrição equilibrada para as plantas, pois contém macro e micronutrientes em proporções adequadas. Isso é importante para o crescimento e desenvolvimento das plantas, bem como para a produção de frutos de qualidade.
  • Redução do estresse oxidativo: O Gran Black ® possui a molécula NAC, um potente antioxidante que protege as plantas dos danos causados pelo estresse oxidativo. O estresse oxidativo é um processo que ocorre quando há um desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes nas plantas. Os radicais livres são moléculas instáveis que podem causar danos às células das plantas.
  • Redução da queda de frutos: O Gran Black® ajuda a reduzir a queda de frutos, pois melhora a saúde das plantas e aumenta a sua resistência a doenças e estresses.

Dessa forma, as plantas sob estresse recuperam a capacidade de se nutrir adequadamente e fortalecem suas defesas contra o ataque bacteriano, promovendo, assim, a longevidade dos pomares.

Como o Gran Black ® atua nas plantas?

O Gran Black ® possui a molécula NAC, um aminoácido com alto poder antioxidante que atua na redução das caloses nas plantas. Deixando as plantas com melhor fitness, e destravando o pomar.

A molécula NAC é similar ao aminoácido cisteína. A cisteína é considerada um aminoácido fundamental para as plantas, atuando diretamente no mecanismo antioxidante e de proteção das células. Além disso, o NAC é ecologicamente correto, não provocando efeitos residuais no solo e nos frutos.

O Gran Black ® atua nas plantas de duas maneiras:

  • Como fertilizante: O Gran Black ® fornece nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, incluindo macronutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre) e micronutrientes (boro, cobre, ferro, manganês, zinco, molibdênio e iodo). Os nutrientes são necessários para a formação de novas células, tecidos e órgãos, bem como para o metabolismo das plantas. O carbono orgânico presente no GranBlack também ajuda a melhorar a estrutura do solo, tornando-o mais poroso e permeável. Isso facilita a absorção de água e nutrientes pelas raízes das plantas.
  • Como antioxidante: A molécula NAC presente no Gran Black ® é um potente antioxidante que protege as plantas dos danos causados pelo estresse oxidativo. O estresse oxidativo é um processo que ocorre quando há um desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes nas plantas. Os radicais livres são moléculas instáveis que podem causar danos às células das plantas. A molécula NAC presente no GranBlack atua neutralizando os radicais livres (ROS), protegendo as células das plantas dos danos.

O NAC tem potencial para reduzir os níveis de ROS pelo aumento da atividade de enzimas antioxidantes, melhorando a saúde da planta como um todo, mudando inclusive suas respostas de ataques a patógenos. Com isso, a incorporação do NAC a um biofertilizante é apresentada como uma solução inovadora e sustentável para o manejo de culturas agrícolas – diminuindo a produção de ROS frente a estresses bióticos e abióticos. 

SAIBA MAIS

Tecnologia NAC: inovação da ciência brasileira para agricultores

Aplicações constantes para um ótimo resultado

É muito importante que as aplicações do Gran Black ® sejam feitas de maneira constante, respeitando a recomendação de intervalo entre as aplicações. Isso porque o Gran Black® é de ação contínua, que vai atuar na planta como um tratamento.

A aplicação do Gran Black ® deve ser feita durante todo o ciclo da cultura, iniciando na época das chuvas e terminando na época de colheita. Após a quinta aplicação do Gran Black®, é muito visível a resposta das plantas aos efeitos do produto.

Os primeiros experimentos feitos a campo com o Gran Black ® foram em pomares citrícolas. Sendo assim, apresentamos os resultados significativos que obtivemos com o uso do Gran Black® nas plantas, principalmente no manejo do greening, a doença mais preocupante da agricultura atual.

gráfico de resultados Gran Black

Em pomares tratados com Gran Black ® também foi observdo um aumento de 6% na produtividade, tendo como referência pomares de três variedades, locais e safras diferentes. Além disso, os resultados da aplicação de forma regular também exibiram menor média na queda de frutos, chegando a 8,5%, tomando como referência poamres de laranjeiras ‘Valência Americana e Natal’.

Com isso,  os resultados apontam a eficácia do Gran Black ® na supressão do crescimento bacteriano nos pomares de laranja, destacando seu potencial como uma solução viável para o controle de doenças e a promoção da saúde das plantas.

Nessa etapa, a partir dos efeitos benéficos cumulativos devido ao uso do Gran Black ®, as plantas já estarão mais bem nutridas, e o pomar mais saudável. Além disso, o NAC já atuou na redução das caloses, desagregação das bactérias e na diminuição do estresse oxidativo dentro das plantas.

definição de estresse oxidativo - texto Gran Black

São muitas as vantagens em um só produto. GranBlack é um produto sustentável, que reduz a queda dos frutos, nutre a planta, evita o estresse oxidativo e auxilia no manejo do greening. O resultado é pomares mais saudáveis e maior produção.


 

 
CiaCamp

Rod. Anhanguera, km 158, Casa 5
Cascalho, Cordeirópolis - SP
13490-000

Ver mapa