Home > Tecnologia NAC: inovação da ciência brasileira para agricultores

Blog

Tecnologia NAC: inovação da ciência brasileira para agricultores

Tecnologia NAC é tratamento inovador para doenças de plantas e chega ao mercado por startup concebida dentro do Instituto Agronômico (IAC).

A Tecnologia NAC é fruto da pesquisa brasileira. Desenvolvida pela CiaCamp, produtos à base de NAC têm levado sustentabilidade aos produtores de citros, uva e mais recentemente cereais como soja, trigo e outros. A origem destes produtos está na ciência básica e conta com a credibilidade dos resultados publicados em revistas científicas de alto impacto no mundo todo.

Atualmente presente em três produtos comerciais e com resultados positivos espalhados em grandes regiões agrícolas, a Tecnologia NAC abre portas para o desenvolvimento de produtos que melhoram a qualidade das plantas e aumentam sua produtividade, trazendo ganhos reais aos produtores.

O que é a tecnologia NAC?

Quando falamos em tecnologia NAC estamos falando de anos de pesquisa que resultaram no desenvolvimento de uma formulação para entrega eficiente da substância N-acetilcisteína (NAC) para plantas. Essa tecnologia é patenteada pelo Instituto Agronômico (IAC) e licenciada com exclusividade para a CiaCamp.

A Tecnologia NAC envolve o uso dessa substância para desenvolver produtos que auxiliam no cultivo de plantas, proteção contra pragas, melhoria da qualidade do solo ou outros aspectos relacionados à agricultura. A aplicação da Tecnologia NAC resulta em melhorias na produtividade das colheitas, na saúde das plantas e na sustentabilidade das práticas agrícolas.

Produtos com a tecnologia NAC atuam de forma eficaz no metabolismo da planta, melhorando o fitness da planta, diminuindo o estresse oxidativo provocado por estresses bióticos e abióticos e melhorando o fluxo da seiva e nutrientes, por toda a planta. É uma grande inovação da ciência brasileira pois permitiu pela primeira vez, o uso eficiente da substância N-acetilcisteína na agricultura.

Origem da Tecnologia NAC

Desde a sua descoberta no início da década de 1960, a N-acetilcisteína teve seu primeiro uso clínico  para proporcionar alívio em doenças muco pulmonares (secreção pulmonar) em humanos. 

No entanto, com o avanço das pesquisas e a descoberta de novas funções terapêuticas da substância, o NAC também passou a ser utilizado em uma ampla gama de aplicações, como um potente antioxidante e anti-inflamatório, sendo base para tratar diversas doenças relacionadas com o estresse oxidativo e à inflamação.

Como precursor do aminoácido cisteína e, portanto, da glutationa (GSH), o NAC além de atuar na quebra de mucos bacterianos tem função antioxidante através de uma variedade de mecanismos, incluindo eliminação de radicais livres, reposição de GSH, sinalização antioxidante, entre outros. Resultados comprovadamente eficazes em humanos e animais.

definição de antioxidantes

 

Mas e nas plantas, será que o efeito do NAC também surtiria algum efeito? Foi com esse questionamento que na década de 2000 a pesquisadora do IAC, Dra. Alessandra Alves de Souza começou a testar o expectorante à base de NAC para quebrar o biofilme (agrupamento) formado pela comunidade bacteriana que causa doença em laranjeiras, obstruindo os vasos condutores de seiva.

definição biofilme bacteriano

Surgiu a ideia inicial de que, se fosse possível quebrar esse biofilme, os vasos condutores de seiva das plantas ficariam desobstruídos e a planta poderia voltar a ser devidamente nutrida. A partir dessa ideia, os testes começaram a ser feitos diretamente nas bactérias, avaliando os resultados em laboratório.

Vendo que havia bons resultados, entre 2008 e 2010 as pesquisas começaram em plantas dentro de estufas  e em campo e a resposta das plantas nesses testes se mostraram muito promissoras. 

Foi entendido que o  NAC atua na desestruturação dos biofilmes bacterianos da mesma maneira que atua na quebra do muco em animais. A destruição do biofilme compromete a capacidade de sobrevivência das bactérias, expondo-as a condições ambientais que normalmente não seriam toleráveis. 

Os resultados encontrados nas primeiras pesquisas foram publicados em revistas científicas com alto fator de impacto e foram citadas por diferentes outras pesquisas, servindo de referência para essa descoberta, o novo uso da molécula NAC.

Da Ciência ao Campo

Com todos os resultados positivos e com o objetivo de levar essa tecnologia aos agricultores, a Dra. Simone Picchi, pós-doutoranda do CCSM na época, assumiu o desafio de abrir uma startup e começar a difusão da tecnologia para a agricultura. 

Para isso, submeteu um projeto no Programa de Incentivo a Pequenas Empresas (Pipe), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que foi aprovado em 2015. A partir daí a Tecnologia NAC começava a sair das áreas do CCSM e passava a entrar em áreas comerciais, em pomares de empresas multinacionais e de produtores locais, nascendo a CiaCamp – da Ciência ao Campo.

Esses experimentos foram pioneiros na transferência da Tecnologia NAC ao setor produtivo e os resultados obtidos serviram de embasamento para o desenvolvimento de produtos comerciais que possuem a tecnologia NAC e são distribuídos por todo o país.

Os produtos com tecnologia NAC: GranBlack, Íkone e Cerealis

Com a CiaCamp tomando forma e expandindo suas áreas experimentais, era hora de buscar parceiros para desenvolver os produtos comerciais. Foi aí que a parceria CiaCamp e Amazon AgroSciences nasceu. Essa parceria de sucesso foi responsável pelo desenvolvimento, até agora, de três produtos comerciais, GranBlack, ÍKONE® e Cerealis®.

O GranBlack foi o primeiro deles e foi lançado em 2019. Fertilizante organomineral, com alta concentração de carbono orgânico, com macronutrientes em fórmula equilibrada. Contém a molécula do NAC e um mix de aminoácidos especiais.

Dentre os principais benefícios do GranBlack podemos citar a melhoria da absorção dos nutrientes essenciais para a saúde das plantas. Potencializa o metabolismo da planta, reduzindo os efeitos causados pelo estresse oxidativo. Usado na citricultura, o Granblack não deixa resíduos, atua na redução da queda de frutos, promovendo maior vigor da planta, devido ao maior fluxo da seiva.

SAIBA MAIS

Conheça o GRANBLCK: solução tenológica para a agricultura

O ÍKONE® foi lançado logo após o GranBlack, em 2021. Indicado para a citricultura e para a cultura da uva, é um fertilizante foliar mineral que conta com a Tecnologia NAC e um mix de aminoácidos especiais. O ÍKONE® não deixa resíduos. Não agride as plantas nem o meio ambiente. Seu mecanismo de ação reduz o uso de insumos em excesso no campo.

Além disso, apresenta atividade antioxidante, auxiliando a planta a combater radicais livres e beneficiando a planta como um todo. Graças à sua formulação única no mercado, o ÍKONE® auxilia no desenvolvimento da planta beneficiando seu metabolismo e ajudando-a a produzir frutos de melhor qualidade.

E mais recentemente, em 2023, um produto desenvolvido especialmente para as culturas graníferas, o Cerealis® é a mais nova tecnologia lançada pela CiaCamp e Amazon AgroSciences. Contém macronutrientes em uma fórmula equilibrada e assim como seus irmão, a presença garantida da Tecnologia NAC e um mix de aminoácidos especiais.

Suas características garantem benefícios produtivos. Cerealis® ativa enzimas das plantas e reduz os estresses causado por fatores bióticos e abióticos. Além de não agredir o meio ambiente e não deixar resíduos.

A família de produtos da Tecnologia NAC já está em pomares e lavouras de todo o Brasil e mostra resultados excelentes na fisiologia das plantas e resultando em uma maior produtividade.

A CiaCamp, ao explorar e alavancar a potência da tecnologia NAC, prova sua dedicação em transformar conhecimento em soluções palpáveis para desafios agrícolas, semeando um futuro mais sustentável.


Principais referências

Muranaka L S, et al., 2013. N-acetylcysteine in agriculture, a novel use for a molecule: focus on controlling the plant-pathogen Xylella fastidiosa. PLoSONE.

Picchi S C, et al., 2016. N-acetylcysteine interferes with the biofilm formation, motility and epiphytic behavior of Xanthomonas citri subsp. citri. Plant Pathology.

Qiao K, et al., 2020. Management of bacterial spot of tomato caused by copper-resistant Xanthomonas perforans using a small molecule compound carvacrol. Crop Protection.

 
CiaCamp

Rod. Anhanguera, km 158, Casa 5
Cascalho, Cordeirópolis - SP
13490-000

Ver mapa