Home > Cerealis: sustentabilidade e produtividade na lavoura de grãos

Blog

Cerealis: sustentabilidade e produtividade na lavoura de grãos

CEREALIS® leva aos produtores de cereais aumento de produção e sustentabilidade. Produto inédito da pesquisa brasileira minimiza danos causados pelo enfezamento no milho e promove produtividade na soja.

Produto desenvolvido com a Tecnologia NAC, CEREALIS é indicado para a produção de grãos e apresenta excelentes resultados no manejo do enfezamento do milho e influencia positivamente na produtividade do milho e da soja.

CEREALIS, ao ser aplicado nos estágios iniciais da cultura, atua diretamente na ativação de defesa e no floema da planta, evitando que o fluxo de seiva seja obstruído pela ação das bactérias causadoras de doenças., minimizando assim, os prejuízos causados por elas no transporte de substâncias orgânicas e nutrientes para o desenvolvimento da planta.

O aumento da produtividade acontece uma vez que o CEREALIS evita a diminuição da taxa fotossintética das plantas, através de açucares redutores que fornecem energia para o crescimento e desenvolvimento delas. Além disso, esses açucares são capazes de diminuir as perdas causadas pelo estresse oxidativo e proteger as células de danos celulares. Essas características são importantes para minimizar os efeitos dos enfezamentos no milho.

CEREALIS® é Tecnologia NAC para a produção de grãos

A tecnologia NAC® tem sua origem no Centro de Citricultura Sylvio Moreira que faz parte do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), renomado centro de pesquisa agrícola em que a Dra. Simone Picchi, hoje CEO da CiaCamp, deu continuidade aos estudos dos efeitos antioxidantes e indutores de defesa da N-acetilcisteína – (NAC) em plantas de citros. O resultado foi o GRANBLACK®, um produto inédito, comercializado sob a forma de um fertilizante e que garante produtividade até mesmo em plantas doentes.

Observando semelhanças nos mecanismos de defesa das plantas para as bactérias causadoras do greening em citros e do enfezamento em milho e seus efeitos, pesquisadores da CiaCamp estudaram a tecnologia NAC em milho e outros grãos. Dessa forma, foi desenvolvida uma fórmula eficaz para o manejo inédito do enfezamento do milho e um poderosíssimo antioxidante para outras culturas, o CEREALIS.

CEREALIS é um fertilizante foliar mineral que contém macronutrientes em fórmula equilibrada e um mix especial de aminoácidos especiais, além de ser um ativador enzimático. CEREALIS estimula a maior eficiência fotossintética, a qual é transformada em maior produtividade. Como em sua formulação está presente a TCnologia NAC consegue reduzir o estresse causado por fatores biótico e abióticos, não agrdindo o meio ambiente e sem deixar resíduos. CEREALIS também melhora a absorção dos nutrientes, aumentando a eficiência metabólica das plantas.

Com isso, a Tecnologia NAC® está trazendo benefícios tanto para a agricultura brasileira, sendo um avanço significativo para uma produção cada vez mais sustentável. 

Os resultados do CEREALIS® no campo

Uma das ameaças à produção de milho é a doença conhecida como enfezamento, causada por um grupo de bactérias chamadas ‘molicutes’. A doença afeta o desenvolvimento e a produtividade das plantas de milho, causando prejuízos significativos na agricultura. Para minimizar os danos causados pelo enfezamento de milho e, ao mesmo tempo, promover produtividade e sustentabilidade, a Amazon AgroSciences e a CiaCamp desenvolveram um novo fertilizante líquido com Tecnologia NAC®, o CEREALIS.

Os sintomas do enfezamento do milho podem variar, mas inclui o amarelecimento ou avermelhamento das folhas, redução no tamanho e na quantidade das espigas, desenvolvimento anormal das raízes e da parte aérea das plantas, além de uma aparência geral de enfraquecimento. 

Além de ser eficaz no manejo do enfezamento no milho, o CEREALIS é um ativador enzimático em outras culturas como a soja, pois atua como precursor da enzima glutationa (GSH), a qual é uma importante aliada no combate a estresses devido a ação antioxidante dessa enzima. Por exemplo, estresse abiótico: calor, radiação ultravioleta e falta de água. 

Com sua formulação inovadora, CEREALIS pode ser aplicada tanto no solo quanto nas folhas das plantas. Ao chegar até o floema da planta, o fertilizante desempenha a função de “desentupidor”, desbloqueando os vasos e permitindo que a planta absorva plenamente os nutrientes, retornando ao ciclo de desenvolvimento. 

O CEREALIS também é uma opção sustentável, evitando a geração de resíduos e impactos ambientais. Sua tecnologia reduz significativamente a severidade das doenças e dos estresses abióticos. Essa tecnologia permite aos produtores aumentar a produtividade e garantir a saúde das suas culturas.

No milho, trabalhos conduzidos por renomadas instituições de pesquisa comprovaram diferenças nas produtividades em áreas tratadas com CEREALIS demonstrando maior quantidade de espigas, em função de plantas menos debilitadas pelos sintomas do enfezamento dea cigarrinha, bem como maior desempenho fisiológico das plantas, aumentando assim a produtividade. Os resultados obtidos foram de produtividade acima de 20 sacas por ha (trabalhos conduzidos pela DETEC Pesquisa e Desenvolvimento – SAFRA 2020/2021), acima de 16 sacas por ha (trabalhos conduzidos pela R & D Crop Physiology – SAFRA 2021/2022).  

Cerealis no milho safrinha

O uso do CEREALIS na soja alterou positivamente na fisiologia da planta, aumentando os teores de clorofila e maiores terores de enzimas antioxidantes. Além disso o produto auxiliou no maior engalhamento de bactérias benéficas, maior número de nós e vagens, por planta, além de maior quantidade de grãos por vagem. Tudo isso culminando em uma maor produtividade da cultura no final da safra. Na soja, comprovaram diferenças nas produtividades acima de 22 sacas por ha (trabalho conduzido por DETEC Pesquisa e Desenvolvimento – SAFRA 2021/2022), acima de 6 sacas por ha (trabalho conduzido por R&D Crop Physiology – SAFRA 2022/2023). 

Cerealis na cultura da soja

Os resultados comprovam que CEREALIS traz muitos benefícos para a lavoura de grãos. É importante levarmos em conta que a sua aplicação durante diferentes estádio de desenvolvimento das plantas proporciona melhores resultados e oferece um tratamento constante, melhorando a saudabilidade das plantas e intensificando o seu potencial produtivo.

 

 
CiaCamp

Rod. Anhanguera, km 158, Casa 5
Cascalho, Cordeirópolis - SP
13490-000

Ver mapa